A magia do Teatro e da Literatura

(Em breve, os alunos da 5ª série dramatizarão as peças que criaram, durante as aulas de Redação) Enquanto isso... assista a um trecho da peça baseada no livro "O Fantástico mistério de Feiurinha", de Pedro bandeira, trabalhada em sala de aula.




Registre seu comentário


Clique no link Comentários e registre a sua opinião sobre o evento e as produções dos alunos.

14 de agosto de 2009 - Nossos Escritores

As Três Porquinhas

Por: Rebeca Cedraz 5ª A

Era uma vez três irmãs, Limpa, Limpinha e Super Limpa. Elas moravam juntas com sua mãe, Mamãe Porca (a mãe delas, não a sua!). Limpa era a mais velha. Além disso, era alta, magra e, como diz seu próprio nome, limpa. Já Limpinha era a mais fofa, baixinha e gordinha um amor de animal, a anjinha da família, e a mais nova. A do meio era a Super Limpa. O seu nome deveria ser Super Suja, pois era fedorenta, muito magra, cheia de piercings... um horror!

Um dia, Limpa chegou com a noticia de que o rei de Porcolândia havia lhe pedido em casamento, e ela sairia de Salvador para morar com ele. Assustada, Limpinha disse:

- Mas você só tem 20 anos, não está na idade de se casar!

Porém não adiantou a insistência das irmãs e da mãe, ela já estava de malas prontas e passagens compradas para ir à Porcolândia.

Dois meses se passaram e Limpinha resolveu ir à Porco Wood para ser atriz de novela na Globo Porco, ou no STP (Sistema de Televisão para Porcos).

Mas Super Limpa resolveu seguir um caminho diferente. Casou-se com um porco exemplar, teve muitos filhotes, e continuou morando com Mamãe Porca.

Certa vez, Super Limpa estava vendo televisão e viu no noticiário que uma loba má havia destruído o castelo do rei de Porcolândia, que morreu no acidente, e destruiu toda a Porco Wood. Minutos depois a campainha tocou, era Limpa e Limpinha muito arrependidas por terem saído de casa tão cedo.

Super limpa podia ser Super Suja, mas tinha um super coração e aceitou as irmãs de volta. A Mamãe Porca também as aceitou. Logo depois, Limpa se casou e teve três porquinhos. Limpinha também se casou,contudo preferiu não ter filhos. Mamãe Porca continuou a morar com Super Limpa, até quando conheceu um porco da sua idade. Então se casaram e foram morar junto. E todos viveram felizes até a morte. Não posso dizer para sempre, pois porco não é imortal!

____________________________________________________________________________________
As três porquinhas e meia

Por: Bianca Fontoura 5ª E

Bom, como você já reparou, são três porquinhas e meia. Na verdade são quatro, porém Any, a mais novinha, por ser tão pequena e magrinha, não é considerada uma porquinha e sim metade, meia porquinha .
Ela morava com suas irmãs: Maria, Marina e Mariana, além de sua mãe e sua tia, em uma casa até bonitinha, num campo bem conhecido.
Certa vez, as porquinhas resolveram sair de casa e comprar um terreno em um condomínio chiquerésimo, porém cada uma construiria a sua casa (como sempre!).
Quando as irmãs estavam saindo, Any se aproximou e disse, desesperada:
- Por favor, maninhas, deixa eu ir com vocês. Estou cansada de ficar sozinha sempre que vocês vão para as aventuras.
Porém as meninas pensaram direito e disseram:
- Presta atenção, Any. Você é muito pequena, muito magrinha, não é forte como nós, você não pode ir conosco.
Então, inconformada, foi para o seu quarto e chorou a noite toda com o seu ursinho de pelúcia. Passaram-se vários dias e Any ficou muito preocupada, pois suas irmãs ainda não haviam voltado.
Certa noite, ela sonhou com o condomínio que suas irmãs iam morar. Era todo feito de chocolate branco, o seu predileto. Assim, encantada, resolveu ir atrás de delas.
Ao chegar lá, percebeu que não era nada do que havia sonhado, não tinha chocolate em lugar nenhum. Porém, para a sua surpresa, encontrou suas irmãs presas em uma corda e uma loba gigante, pronta para devorá-las.
Any, claro, nem um pouco besta, não ficou parada. Deu um belo chute na canela da grandona, e logo após jogou, com toda a sua força, o seu ursinho na cabeça da loba, que caiu imediatamente, dura no chão.
Conclusão: todas voltaram alegres para casa, e muito gratas a Any.
E viveram agradecendo para sempre!


Registre seu Comentário

Clique no link Comentários e registre a sua opinião sobre o evento e as produções dos alunos.

14 de agosto de 2009

Em breve, você saberá como foi a hora do conto. Muita emoção!!!!

Gifs Animados

Atividades realizadas a partir do livro IRMÃO NEGRO





O livro “Irmão Negro”, de Walcyr Carrasco, foi muito apreciado pelos alunos e possibilitou várias discussões acerca do preconceito. Com certeza, todos saímos com um olhar diferente em relação a essa temática. As famílias, inclusive, foram parceiras ao serem entrevistadas pelos estudantes.
Leia, a seguir, uma entrevista produzida pela aluna Thaís Braga de Castro Rodrigues, da 5ª J:


Racismo, mal-Social

Seu nome é Maria da Conceição, mas gosto de chamá-la de mãe.
Fez faculdade de Filosofia e Direito e sonha em fazer uma de teatro.
Ela já foi advogada, entretanto hoje é auditora fiscal e atriz em treinamento. Mas, apesar de não ser formada em teatro, ainda, já estrelou em peças como: “Guerra e Paz”, “Luz, Câmera, Emoção” e outros pequenos eventos teatrais.

Thaís: O que é o racismo em sua opinião?

Mª Conceição: O racismo é uma ideia pré-concebida de que alguns povos são superiores aos outros em função de suas características ligadas à hereditariedade, inteligência, valores culturais, entre outros aspectos. É uma forma de segregação com intuito de obter dominação.

Thaís: Para você, por que as pessoas são racistas se sua maioria possui afrodescendentes?

Mª Conceição: Essas pessoas são racistas porque ignoram, ou fingem ignorar, que a formação do povo brasileiro é resultado da miscigenação na qual a população negra da África também participou como elemento formador.

Thaís: Certa vez, ouvi o seguinte comentário: “Se um afrodescendente usar uma camisa escrita CEM POR CENTO NEGRO, ninguém o diz racista. Porém se uma pessoa de pele caucasiana vestir-se com uma blusa contendo a frase CEM POR CENTO BRANCO, todos o chamam de racista. O que você acha disso?

Mª Conceição: Antes de tudo, as duas frases não são verdadeiras, porque ignoram também o processo de miscigenação e ambas são preconceituosas, já que procuram dividir a raça humana em função da cor da pele.

13 de agosto de 2009 - desfecho de conto de fadas com transgressão


Sem Cachinhos, mas dourados

Por: Carla Fernanda

Num reino não muito distante, havia uma garotinha bastante falante. Ah, também era bem dorminhoca e gulosa. Seu nome era Cachinhos Dourados. ERA, passado! Mudou de nome devido à progressiva que fez. Contudo, não deixou de ser loira. Pois bem!

Certa vez, passeava pelo parque de Pituaçu, de bike. Diga-se de passagem que reclamou à beça pelo aluguel da bicicleta. Pois bem!

Depos de alguns minutos pedalando estrada afora(A-do-ro a história de Chapeuzinho!!!),sentiu um cheiro delicioso de... de... de...Ela não soube identificá-lo. Só sei que era "o cheiro". Pois bem!

Como só vivia de rango, seguiu o seu olfato e parou bem em frente a uma casinha. Sem perder tempo, abriu a portinha. Uau, rimou! Pois bem!

Deparou-se com... Se você pensou em três pratos de mingau, ERROU! Afinal, a família não era de ursinhos. Onde já se viu ursos soltos em Pituaçu?!Pois bem! Na verdade, eram sete pratinhos e dois pratões de bife com fritas. Sem perder tempo, comeu, comeu, comeu, comeu... Deixou dois pratinhos, pois não tinha estômago de avestruz.

Então veio aquele soninho!!!! Nessa hora, viu uma esteira de palha e ROC, RONC, RRRRUR.

De repente..


(Pois bem! Crie um final para este conto.)








De repente, entraram sete patinhos seguindo a mamãe e o papai pato. Desesperada, correu pela casa procurando onde se esconder. Para a sua felicidade, encontrou uma porta ao final do corredor. Sem pensar duas vezes, entrou direto.
Então, Sem Cachinhos acendeu a luz e, para a sua surpresa, era um quarto vazio e assustador. Ela ficou morrendo de medo, mas preferiu ficar lá a ter que enfrentar os patinhos ao descobrirem que ela devorou o almoço.
Logo que os patinhos descobriram, resolveram comer fora. Aproveitando a sorte, Sem Cachinhos foi embora e aprendeu a nunca fazer com os outros o que não queria que fizessem com ela.

Caroline Durán Lôpo - 5ª C

___________________________________________________________________________________


De repente ela começou a sonhar que era Branca de Neve e aqueles bifes com fritas eram dos Sete Anões. Portanto, os que sobraram (os dois pratos grandões) também eram dela. E não é que o sonho virou verdade!
As horas se passaram e chegaram à casa os sete anões e é claro, com muita fome, mas acabaram tendo uma surpresa. Adivinha o que era? Encontraram a Sem Cachinhos dormindo e roncando para valer, mas é claro ela estava com a barriga cheia.
Quando acordou, deparou-se com Zangado que lhe deu uma bronca, por ter comido toda a comida. E ,como castigo, teve que preparar todo o almoço novamente, para aprender que não deve ser gulosa.

João Miguel S. Ferreira – 5ª G

HOT POTATOES - 07 de agosto de 2009

Durante as aulas de Redação e Informática, os alunos produziram jogos, utilizando o software educativo Hot Potatoes. Na oportunidade, exercitaram a escuta, o respeito a opiniões diferentes(afinal trabalharam em grupo!) e aprenderam bastante.


Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie A\Julia e Naty 20-29\Julia e Naty 20-29.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie B\Lídia e Maria Clara 21 e 24 b\ortografia com gravuras.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie C\Beatriz M. 06 Camila 07 e Leila 23\Livros.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie D\Bia nº5e Letícia nº24\A mudança do hifén.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie G\João Miguel\João Miguel.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie G\Natália e Lara\Natália e Lara.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie I\Beatriz e Beatriz 04 e 05\Beatriz Barreto 05 e Beatriz Costa 04.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie I\felipe 13 e vinicius2\felipe 13 e vinicius 2.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie I\fabio n 12 bruno n 7\fabio e bruno.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie I\camila09; carolina10;liliam\Camila, Carolina e Lilian.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie I\Arthur Zucoloto 03 e Francisco\Arthur e Francisco.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 série J\Ana Flávia 01 e Andreza 02\Ana Flávia, Andreza e Mariana.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie M\JÚLIA BARRETO 11 E JULIANA MORAIS 12\Nova ortografia.htm

Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie L\Maria Luiza, Marina e Suzana\Maria Luiza , Marina , Suzana.19 2130.htmZ:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie L\Mila e Stella\cross.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie L\Mila e Stella\hot potatoes.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie E\Isabela nº 20 e Bianca n°6\Isabela e Bianca.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie H\Laio-16 e Vinícius-31\Nova ortografia.htm
Z:\Projeto Hotpotatoes\5 serie F\Nina e Iasmine\Nina e Iasmine.htm
Z:\Projeto Hotpotatoes\5 serie G\Yuri e Luiz felipe\1.htm
Z:\II Trimestre\Projeto Hotpotatoes\5 serie H\Júlia-15 e Jéssica-11\Júlia-15 e Jéssica-11.htm
Z:\Projeto Hotpotatoes\5 serie F\Sabrina e Andresa\sabrina e andresa.htm







Registre seu Comentário



Clique no link Comentários e registre a sua opinião sobre o evento e as produções dos alunos.